Faça sua agência de viagem crescer. ✈️
Apesar de ser um dos países menos desenvolvidos da América do Sul, a Bolívia é o lar de maravilhas naturais e de uma diversidade de paisagens que são muito atrativas para os visitantes de todo o mundo. As condições climatéricas do país variam muito consoante o território em que se situa.
Escrito por: Gabriela Flores – Representante Comercial do Equador.
A floresta amazônica: A vasta Amazônia boliviana é composta por planícies com uma pequena população, uma zona pantanosa , savana e floresta tropical com uma variedade exuberante de flora e fauna. O clima nesta região é quente e chuvoso. É aconselhável visitar esta zona durante a estação seca, entre Outubro e Maio.
Planícies tropicais: Esta zona caracteriza-se por um clima tropical húmido e por estações húmidas e secas muito marcadas. A temperatura média é de 28°C a 30°C. Entre Dezembro e Janeiro, o clima é quente e húmido, de Setembro a Maio é chuvoso e de Junho a Julho é mais seco e soalheiro.
Terras Altas do Altiplano: Nesta região da Bolívia é possível encontrar algumas das principais atracções do país como: o Salar de Uyuni, a cidade de La Paz e o Lago Titicaca que oferecem paisagens impressionantes aos seus visitantes e a possibilidade de interagir com as comunidades indígenas que habitam esta área. Nesta região, o clima é fresco e chuvoso de Dezembro a Março e seco – frio de Maio a Setembro.
Os Vales Altiplânicos: Esta região é constituída por vales e colinas e encontra-se a uma altitude inferior à dos planaltos do Altiplano. Por outras palavras, nesta zona o clima é mais quente, e aqui podemos encontrar cidades grandes e populosas como Cochabamba, Sucre, Potosí e Tarija, que são culturalmente diversas.
Para visitar a Bolívia, é importante saber com antecedência qual a região para onde se vai, de modo a estar preparado com a bagagem necessária de acordo com o clima. Por exemplo, as regiões do Altiplano têm sol intenso ao meio-dia e noites que podem atingir temperaturas muito baixas. Na Amazônia, o clima será muito húmido e quente durante todo o dia.
Há uma variedade de lugares que vale a pena visitar na Bolívia. Nesta ocasião, dedicaremos algumas linhas para descrever o Salar de Uyuni, o maior deserto de sal do mundo.
O salar de Uyuni
Milhares de quilómetros (4.000 milhas quadradas) de sal cristalino formam o maior deserto do mundo no Altiplano boliviano, e é também uma das salinas mais altas do mundo, a 3.600 metros acima do nível do mar.
Esta paisagem interminável e surreal de branco e azul está rodeada de vulcões ativos, fontes termais e belas lagoas repletas de flamingos, num cenário espectacular com desertos de cortar a respiração.
Como chegar?
Para chegar a Uyuni, o passeio geralmente começa na cidade de La Paz, pois os voos internacionais chegam a esta cidade. Se tiver tempo, será muito agradável visitar os pontos mais relevantes de La Paz, as suas praças, ruas centrais com uma grande representação da sua cultura e da vida quotidiana dos seus habitantes.
Depois, pode apanhar um voo interno para Uyuni e em 45 minutos chegará à entrada do maior deserto de sal do mundo. Em alternativa, pode optar por apanhar um comboio que faz a ligação entre La Paz e Uyuni em 7 horas, ou um autocarro que demora cerca de 10 horas.
A cidade de Colchani está localizada a 20 minutos do Salar de Uyuni e é o ponto de partida para visitar esta impressionante atracção natural. Uma visita ao “Cementerio de trenes” (cemitério de comboios) permite ver vagões de comboio abandonados numa grande área da aldeia.
Onde ficar?
Na cidade de Colchani pode encontrar diferentes tipos de alojamento para todos os orçamentos. Há opções de 2, 3 e 4 estrelas em hotéis regulares.
Se quiser viver a experiência do Salar ao máximo, a nossa recomendação é ficar num dos hotéis de sal localizados a poucos minutos da entrada do Salar. Os hotéis de sal são outra atração e parte da experiência de visitar este lugar, construídos com paredes, camas e mesas feitas inteiramente de sal. A estadia num destes hotéis complementará a sua viagem a este destino único.
Quando ir?
Qualquer que seja a época do ano, uma viagem ao Salar de Uyuni será sempre uma experiência fora do comum.
Há duas estações distintas que têm diferentes atracções e interesse, dependendo do visitante. Durante a estação das chuvas, entre Dezembro e Março, o Salar transforma-se num espelho cristalino, uma vez que as chuvas o inundam e criam um efeito de espelho em todo este deserto branco.
No entanto, há quem prefira visitar a região durante a estação seca, entre Maio e Novembro, pois o tempo é mais quente durante o dia e toda a salina pode ser atravessada sem complicações.
O que fazer?
A principal motivação para visitar o Salar de Uyuni é sentir-se pequeno perante este imenso deserto cristalino. Para além de explorar este mar de sal, é possível visitar ilhas de rocha vulcânica (Incahuasi ou Isla Pescado) onde crescem cactos gigantes que contrastam com a paisagem branca do salar.
A visita ao Salar de Uyuni é feita em jipes que viajam com pequenos grupos por vários sectores do Salar. Durante este passeio, será possível ver flamingos cor-de-rosa que vêm aqui todos os anos e se aglomeram nos lagos pouco profundos do salar.
Uyuni é também um destino procurado para fotografias divertidas e para tirar partido das ilusões de óptica criadas pelo fundo totalmente branco. E à noite, não se pode perder o maravilhoso espectáculo de observação das estrelas em pleno Salar.
Uyuni permite fazer combinações com outros destinos interessantes, como o deserto de Atacama no Chile, o lago Titicaca entre o Peru e a Bolívia ou as principais cidades do Peru, Bolívia e Chile.
Itinerário:
Não perca a oportunidade de oferecer este destino espectacular aos seus clientes. Com a Nexus, pode fazer diferentes itinerários para visitar a Bolívia e especialmente o Salar de Uyuni. Aqui está uma proposta para uma viagem à Bolívia:
Dia 1: Chegada a La Paz – Transfer para o hotel escolhido
Dia 2: Dia inteiro de passeio pela cidade de La Paz e visita ao Vale da Lua
Dia 2: Voo La Paz – Uyuni. Transfer para o hotel seleccionado (Sugestão: Hotel Luna Salada).
Dia 3: Excursão de dia inteiro a Uyuni, incluindo o Cemitério do Trem e a Ilha Incahuasi.
Dia 4: Voo Uyuni-La Paz
Gostou das dicas e quer conhecer mais A Bolívia? Acesso agora mesmo a nossa plataforma e personalize o roteiro do seu cliente. Oferecemos inúmeros opções de hospedagem e contamos com os melhores passeios da Ilha.
Enviar un WhatsApp