Faça sua agência de viagem crescer. ✈️ 

isologo Nexus Turismo Latam

O Melhor do Equador Continental

Estrategicamente localizado na costa noroeste da América do Sul e cortado pela Linha Equatorial, o Equador reserva paisagens maravilhosas em seu território. Devido à sua localização geográfica, este país sul-americano tem características climáticas especiais e é considerado um dos países mais biodiversos do mundo.

No campo turístico, o que mais atrai visitantes para o país são, sem dúvida, as Ilhas Galápagos por suas características únicas e as maravilhas naturais que este lugar paradisíaco tem. No entanto, há muito mais para saber no Equador Continental, e é por isso que aqui para apresentar o seguinte guia para descobrir por que o Equador é considerado o país dos Quatro Mundos:

Geograficamente, o país está dividido em 4 Regiões:   

  • Costa
  • Sierra o Andes
  • Amazonía
  • Galápagos

Por: Constanza Gutiérrez – Representante Comercial Nexus Argentina

Equador

Neste artigo, vamos concentrar-nos nas regiões que estão no continente do país.

Costa: Possui cerca de 670 km no Oceano Pacífico, seu clima é tropical úmido com temperaturas que variam entre 25°C a 31°C. A melhor época para visitar esta região do país é entre maio e novembro, quando o tempo é mais seco e muito agradável.

A costa equatoriana tem uma gastronomia requintada e a possibilidade de fazer diferentes atividades, como aproveitar para pegar uma praia, snorkeling, observação de baleias, passeio por aldeias de pescadores. Aqui estão alguns pontos de visita que podemos oferecer aos nossos visitantes nesta área:

  • Parque Nacional Machalilla. Esta reserva natural engloba várias aldeias costeiras e praias sensacionais. Uma de suas principais atrações é a Isla de la Plata, que é um destino muito marcante por suas características paisagísticas semelhantes às Ilhas Galápagos e porque nesta área espécies como Patola-de-pés-azuis e fragatas são agrupadas.

  • Guayaquil é o porto mais importante do país, por isso é considerado como o centro financeiro do Equador. Tem lugares interessantes para visitar, como o bairro de Las Peñas, o Parque Histórico de Guayaquil e o Malecón Simón Bolívar.

  • Manta depois de Guayaquil, é o segundo principal porto da costa equatoriana, além de ser o maior porto de desembarque de navios de cruzeiro internacionais que chegam ao Equador. Nos últimos anos sofreu uma transformação muito grande e é agora uma cidade moderna com o seu próprio aeroporto recém-remodelado com várias frequências nacionais. Manta se conecta muito facilmente com qualquer destino de praia desejado por turistas, como Puerto López ou Montañita.

Serra ou Andes: Atravessada pela Cordilheira dos Andes, a Serra equatoriana atravessa o país de norte a sul. Neste passeio, você pode visitar mercados indígenas, lagos, crateras, paisagens andinas, elevações impressionantes como Cotopaxi e Chimborazo, fontes termais, cidades históricas declaradas Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, como Quito e Cuenca, sítios arqueológicos e fazendas tradicionais.

Os meses de junho a setembro são menos chuvosos e é por isso que é a melhor época para visitar. No resto dos meses um clima fresco e ensolarado é mantido nas manhãs, embora chuvoso e frio à tarde.

A seguir estão os principais lugares para visitar nesta área do país:

  • Quito localizado a 2.850 metros acima do nível do mar tem uma temperatura anual entre 19,6 ° C e – 9,3 ° C. A Capital do Equador é o lugar ideal para começar a visita ao país percorrendo seu Centro Histórico com suas ruas estreitas cheias de história e charme, igrejas com suas majestosas cúpulas e variedade de museus. Quito foi declarada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO desde 1978 e tem um dos centros históricos mais bem preservados da América Latina.

Além disso, a poucos quilômetros da capital está o Monumento ao Meio do Mundo que destaca a localização aproximada onde a Linha Equatorial se cruza com base na medição feita pela Missão Geodésica Francesa no século XVIII.

  • Cuenca é a terceira maior cidade do país, também declarada Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco, mantém suas ruas remanescentes dos tempos coloniais e uma rica cultura entre seus habitantes que são artesãos habilidosos. Além da joia arquitetônica que é a cidade, você pode visitar fábricas que fazem chapéus de palha toquilla.

  • Cotopaxi O Parque Nacional Cotopaxi é uma das atrações turísticas mais visitadas do país, o icônico vulcão Cotopaxi (5.897 metros de altura) atrai por sua majestade e as diferentes atividades que podem ser feitas em seu entorno, como subir ao cume, caminhar até o refúgio, passeios de bicicleta, passeios a cavalo ou ficar em fazendas tradicionais.

  • Otavalo O maior e mais próspero mercado e comunidade indígena do país, localizado a 2 horas ao norte de Quito, você pode visitar a cidade de Otavalo e suas ruas cheias de comércio de artesanato feito por esta comunidade indígena tão característica dos Andes. Além disso, esta província é cercada por belas paisagens andinas com lagos, montanhas e aldeias encantadoras.

  • Mindo localizado na zona de transição entre a Serra e a costa equatoriana, a floresta nublada de Mindo é um lugar especial para os amantes da natureza, pássaros, orquídeas e borboletas. Uma escapadela rápida a esta área é ideal para descansar do barulho da cidade de Quito e estar cercado apenas por sons de pura natureza.

  • Baños é uma pequena cidade localizada na zona de transição entre a Serra e o Leste equatoriano. Tem um clima muito agradável e é cercado por cachoeiras, rios, montanhas e você pode fazer atividades de aventura como rafting, tirolesa, passeios de bicicleta, caminhadas e diversidade de passeios pela natureza.

Amazônia: Localizada na parte leste do país, a Amazônia equatoriana tem como principal característica seu fácil e rápido acesso. Localizado entre 100-800 m.a.s.l., abriga cerca de 9 tribos indígenas, alguns deles em áreas muito profundas da floresta totalmente isoladas do mundo exterior.

Esta região de floresta tropical tem uma temperatura entre 23 ° C a 28 ° C. Além disso, é a área com maior precipitação do país, em torno de dias chuvosos por ano.

Os principais locais turísticos a visitar nesta área são:

  • O Parque Nacional Yasuni é a maior área protegida do Equador continental, tem uma biodiversidade impressionante e protege parte do território Huaorani; há cerca de 300 pessoas vivendo em total isolamento. Esta área é habitada principalmente pelos grupos étnicos Kichwa, Huaorani e Shuar. Este Parque Nacional concentra mais de 1344 espécies de animais e 2700 espécies de plantas. Nesta área estão localizadas hospedagens de primeira classe e luxo com excelentes serviços, além de 2 cruzeiros navegam no rio Napo em roteiros de 4,5 ou 8 dias.

  • Cuyabeno Fauna Reserva de Produção nesta reserva existem diferentes ecossistemas, florestas inundadas, riachos de esgoto, lagoas de água doce e, portanto, tem uma alta biodiversidade você pode ver boto cor-de-rosa. As acomodações nesta área são mais básicas e a área visitada por turistas que procuram acomodações mais baratas.

Seja qual for a época do ano, o Equador será um destino ideal para visitar em qualquer uma de suas áreas no continente do país. É um país pequeno, mas cheio de lugares encantadores que vão deixar os visitantes maravilhados.

Aqui compartilhamos um itinerário ideal para os passageiros que visitam o Equador pela primeira vez. Se você tiver alguma dúvida sobre este destino (ou outros) não hesite em escrever-nos para: info@nexusturismo.com ou envie-nos uma mensagem de WhatsApp para o telefone +54 9 11 58229560

ACIMA