Faça sua agência de viagem crescer. ✈️ 

isologo Nexus Turismo Latam

Machu Picchu: Como montar o roteiro ideal

Machu Picchu é um dos principais destinos do Peru e desde que foi nomeada uma das 7 novas maravilhas do mundo, os olhos dos turistas do mundo inteiro se voltaram para cá. Quem vier
conhecer o Peru pela primeira vez deve fazer uma visita obrigatória à cidade de Cusco e à cidadela inca de Machu Picchu para apreciar sua beleza imponente, arquitetura indescritível e energia única.

Para chegar à cidadela e aproveitar ao máximo a visita, existem vários caminhos diferentes.

Como Machu Picchu não está na mesma cidade de Cusco, você deve levar em conta alguns pontos quando for montar o roteiro como: diferentes transportes para chegar até lá, as distâncias, os tempos de deslocamento, os dias disponíveis para a viagem e a idade e os interesses do passageiro para montar um roteiro ideal e uma experiência valer a pena de ser lembrada. É possível criar roteiros alternativos adequados para pessoas idosas ou com pouca resistência física. Não nos esqueçamos de que toda a viagem é feita em um nível de alta altitude, então a resistência física regular tende a diminuir e seguimos em um ritmo mais
lento.

Por: Jimena Serpa Ballon, Representante comercial Nexus Perú.

Tudo isso pode parecer confuso, mas não se preocupe, é para isso que estamos aqui e vamos explicar para você!

Onde Machu Picchu está localizado?
A cidadela está escondida no topo das montanhas localizadas no povoado de Aguas Calientes.

Para chegar aqui há apenas duas maneiras: pegue a Trilha Inca, em qualquer uma de suas versões, ou saia de Cusco para Ollantaytambo para pegar o trem para Aguas Calientes.

A primeira dessas opções inclui alguns dias de trekking e camping, sendo uma opção mais aventureira, enquanto a segunda opção envolve diferentes etapas e tipos de transportes que podem ter início a partir de Cusco ou do Vale Sagrado, dependendo do roteiro da sua viagem.
Além dessas etapas para chegar até Machu Picchu, também devemos considerar que a visita dentro da cidadela leva cerca de 3 horas e consiste em caminhadas – sobe e desce em terrenos empedrados e escadas, por isso é necessário ter energia e estar bem descansados para aproveitar a experiência.

O povoado de Águas Calientes é um povo pequeno, com uma praça, um mercado, uma estação e muitas opções de restaurantes e acomodações. Dentro do roteiro também é possível adicionar uma noite nesta cidade, seja para descansar no final da visita da cidadela e recuperar as energias para iniciar a viagem de volta ou para fazer uma segunda visita à mesma cidadela ou à montanha de Wayna Picchu, montanha mais alta para a qual requer uma caminhada mais difícil e depois basta começar a viagem de volta à tarde.

Opção 1: Viaje de trem por Ollantaytambo

O passageiro que procura viajar com conforto e com segurança deve escolher por esta opção.

Esta rota de trem é considerada uma das rotas curtas mais impressionantes. Tem aproximadamente 30 quilômetros, e pelo caminho você pode apreciar belas paisagens, rios, montanhas e aldeias tradicionais andinas. Existem diferentes categorias de trens, todos são confortáveis e com grandes janelas para apreciar a paisagem à beira do rio.

O roteiro mais escolhido, especialmente quando o número de dias disponíveis para a viagem não é muito, é um passeio de dia inteiro para Machu Picchu começando na cidade de Cusco e retornando a ela. No entanto, esta versão também é a mais cansativa, já que o passeio começará por volta das 4 da manhã para pegar um ônibus ou carro de Cusco para a estação de trem de Ollantaytambo (1h45 de distância), depois um trem de Ollantaytambo para a cidade de Águas Calientes (2h de distância) e, finalmente, um ônibus da base da cidade para a entrada da cidadela (30 min). Devemos adicionar mais 3 horas para visitar a cidadela, além de todo o trecho de retorno a Cusco, onde se chega aproximadamente às 10 ou 11 da noite.

Felizmente, há a possibilidade de aliviar um pouco esta versão, fazendo uma pernoita no Área do Vale Sagrado, que fica a 1 hora da cidade de Cusco e a apenas 20 minutos da estação de Ollantaytambo. Nesta opção, o passageiro deve sair de Cusco com sentido ao Vale Sagrado, tendo também a oportunidade de visitar algumas ruínas ao longo do caminho e aproveitar a hospedagem em uma área diferente da cidade, cercada por muita natureza, céu estrelado e hotéis especiais. A energia aqui é muito diferente e especial. No dia seguinte, você seguirá para a estação de Ollantaytambo entre 7 e 8 da manhã, dependendo do horário do trem, e de lá você continuará com o trecho regular para Águas Calientes e Machu Picchu.

Esta segunda opção é adequada para aqueles passageiros que têm mais dias disponíveis ou para aqueles que desejam fazer um roteiro mais com tempo que lhes permita se acostumar com a altura gradualmente, já que o Valle Sagrado é o mais baixo entre Cusco e Águas Calientes, então muitos passageiros também optam por se hospedar no Valle Sagrado assim que desembarcam em Cusco e deixam a visita da cidade de Cusco para o final do roteiro, momento em que estarão mais aclimatados.

Além disso, temos a possibilidade de retornar de Machu Picchu para Cusco ou apenas até o Vale Sagrado, ou mesmo considerar ficar uma noite em Aguas Calientes após a visita à cidadela.

Resumindo, temos as seguintes opções disponíveis:

● Passeio de Dia inteiro a Machu Picchu (Saída de Cusco e retornando a Cusco)
● Passeio de Dia inteiro a Machu Picchu (Saída do Vale Sagrado e retornando ao Vale Sagrado)
● Passeio de Dia inteiro a Machu Picchu (Saída do Vale Sagrado e retornando a Cusco)
● Visita de Machu Picchu (Saída de Cusco, pernoite em Águas Calientes e retornando a Cusco)

Opção 2: Trilha Inca ou Trilha de Salkantay

Esta opção é ideal para aqueles que são mais aventureiros e que gostam de longas caminhadas ao ar livre, acampar em diferentes pontos das montanhas e apreciar as maravilhosas paisagens oferecidas pela Cordillera de los Andes e a selva amazônica.

Esta trilha está listada entre as 5 mais impressionantes do planeta. É um complexo sistema de estradas construídas pelos incas há centenas de anos e que atravessam a Cordilheira dos Andes, das montanhas da Argentina às montanhas da Colômbia, passando pela cidade de Cusco, a capital do império inca.

Embora as trilhas tenham um certo nível de exigência física, não é necessária muita experiência e resistência. Elas podem ser realizadas por pessoas de todas as idades, desde que estejam em boas condições físicas e tenham conhecimento de suas habilidades.

A primeira parte da viagem é feita de transporte e trem apenas para um ponto específico, de lá, os passageiros realizam a caminhada com o apoio de um guia e de uma equipe que dará suporte para levar as barracas e alimentos. No caminho você pode ver várias ruínas arqueológicas e à noite você acampará em pontos especiais. No final da caminhada, você chegará ao antigo portão de entrada para Machu Picchu, o Intipunku ou "Puerta del Sol" para entrar na cidadela e fazer a visita regular. Dependendo da versão da Trilha Inca que você fará, você pode incluir um pernoite em Águas Calientes ou retornar diretamente à cidade de Cusco.

Até o momento, diferentes versões da Trilha Inca foram desenvolvidas, algumas mais curtas, para que as opções estejam disponíveis para um maior número de passageiros e possam ser adaptadas às suas preferências e condição física.

A verdade é que Machu Picchu é um dos maiores símbolos por trás do que foi a impressionante arquitetura e engenharia do Império Inca, então criar um roteiro personalizado garantirá a melhor experiência e as melhores recordações.

Para ser mais fácil, aqui destaco três modelos de roteiro para visitar Cusco e Machu Picchu, as versões disponíveis de Trilha Inca e Trilha de Salkantay e algumas dicas que valem a pena levar em conta.

Dia 1: Chegada a Cusco + aclimatação

Dia 2: City Tour em Cuzco

Dia 3: Passeio ao Vale Sagrado

Dia 4: Passeio a Machu Picchu

Dia 5: Partida de Cusco

Dia 1: Chegada a Cusco + aclimatação.

Dia 2: City Tour em Cuzco.

Dia 3: Transfer Cusco – Vale Sagrado + Visita no caminho (Pernoite no Vale Sagrado).

Dia 4: Visita a Machu Picchu + Transfer Machu Picchu (Aguas Calientes) – Cusco (Pernoite em Cusco).

Dia 5: Partida de Cusco.

Dia 1: Chegada em Cusco + traslado direto ao Vale Sagrado (Pernoite em Valle Sagrado)

Dia 2: Passeio Pisac e Ollantaytambo

Dia 3: Visita a Machu Picchu + Transfer Machu Picchu (Águas Calientes) – Cusco (Pernoite em Cusco)

Dia 4: City Tour em Cusco

Dia 5: Partida de Cusco

  • É necessário adicionar o Bilhete Turístico ao roteiro de acordo com os passeios que o passageiro fará . Estes serão listados abaixo. 

  • Um tempo para a aclimatação do passageiro devido à altura deve ser considerado. Isso significa que, na chegada, você precisará descansar e comer algo com baixo teor de gordura. 

  • A altitude no Vale Sagrado é menor do que Cusco, por isso o roteiro modelo é ideal para evitar a doença da altitude. No
    entanto, se você levar em conta a primeira noite de aclimatação chegando diretamente à cidade de Cusco, o passageiro não terá problemas. 

  • Você pode montar um roteiro com pernoite em Águas Calientes. Isso é útil se o passageiro quiser visitar Machu Picchu novamente no dia seguinte (um segundo bilhete é necessário), se ele quiser escalar qualquer uma das montanhas ou se quiser fazer um roteiro mais descansado.

  • Os transfers para Machu Picchu a partir de Cusco: 

o Transfer por terra de Cusco para Ollantaytambo (Vale Sagrado) leva em média 1h40
o Transfer de trem de Ollantaytambo para Machu Picchu (Águas Calientes) leva em média 1h40
o Transfer de ônibus de Águas Calientes para a cidadela de Machu Picchu leva em média 30min.
o E a mesma rota de retorno de Machu Picchu (Águas Calientes) para Cusco.

  • A transferência para Machu Picchu a partir do Vale Sagrado: 

o Transfer de trem de Ollantaytambo para Machu Picchu (Aguas Calientes) leva em média 1h40.
o Transfer de ônibus de Aguas Calientes para a cidadela de Machu Picchu leva em média 30min.
o É a mesma rota de retorno de Machu Picchu (Águas Calientes) Ollantaytambo, onde você pode passar a noite ou continuar para Cusco (+1h40 adicional por terra)

❖ CAMINO INCA 4D/3N (43 km, 4300msnm)

❖ TRILHA INCA CURTA 2D/1N (12 km, 2720 msnm)

❖ ROTA ALTERNATIVA SALKANTAY 5D/4N (75 km, 4600 metros acima do nível do mar)

❖ ROTA ALTERNADA SALKANTAY 4D/3N (50 km, 4600 metros acima do nível do mar)

❖ ROTA CHOQUEQUIRAO 5D/4N (60 km ida e volta, 3050 metros acima do nível do mar)

✔ As opções TRILHA INCA CURTA 2D/1N, Salkantay 4D/3N ROTA ALTERNATIVA e Salkantay 5D/4N Alternate Route incluem uma noite de hospedagem em Águas Calientes. O resto das noites você passa a noite em acampamentos.

✔ Nas opções Inca Trail 4D / 3N e Route Choquequirao 5D / 4N a pernoite é sempre em acampamento.

✔ A fim de poder citar as caminhadas com pernoite em Aguas Calientes é necessário criar o itinerário com 1 noite em Machu Picchu para que a atividade possa se encaixar.

✔ Requer um certo preparo físico para concluir essas trilhas.

✔ Recomenda-se passar um dia em Cusco e um no Vale Sagrado com outras atividades para que o corpo se aclimatar à altitude e esteja mais bem preparado para as trilhas.

ACIMA