Faça sua agência de viagem crescer. ✈️ 

isologo Nexus Turismo Latam

Enoturismo na Argentina

Parte da nossa história

Nossa viticultura (ciência que estuda o cultivo da uva) tem mais de cinco séculos de história, integrando o conhecimento dos povos nativos com a tradição dos imigrantes europeus, e representa a indústria mais importante do setor na América do Sul.


A produção começou em Santiago del Estero, a partir do cultivo das espécies Moscatel e Uva País, da Espanha. A expansão do cultivo continuou de mãos dadas com os jesuítas e em 1598 havia vinhedos em Córdoba, Santa Fé, Buenos Aires e Misiones. Por outro lado, Mendoza e San Juan tornaram-se locais-chave, uma vez que entraram começaram a plantar as videiras que vieram do Chile que já tinham uma forte produção vinho. Anos mais tarde, o presidente Domingo Faustino Sarmiento introduziu a uva Malbec da França, que embora naquele país fosse usada para fazer vinho cortado (era misturado com outros tipos) para dar cor ao vinho, ele rapidamente se aclimatou com excelentes resultados. Hoje é uma das uvas mais emblemáticas da Argentina e tem mais de 43.000 hectares plantados.

 

Os destinos mais procurados pelos amantes do vinho

Saborear um bom vinho em meio a uma bela paisagem e com uma deliciosa gastronomia, é uma experiência única que todos os amantes de vinho devem experimentar.

Por: Constanza Gutiérrez – Representante Comercial Nexus Argentina

Turismo del Vino en Argentina
Ruta del Vino - Enoturismo Argentina

Na Argentina, é possível realizar enoturismo de norte a sul. Existem muitas Rotas do Vinho para visitar nas vinícolas argentinas. Vamos te mostrar os principais destinos e como pode encontrar em nossa plataforma:

MENDOZA: principal província vinícola da Argentina e, desde 2005, uma das oito capitais do vinho com reconhecimento internacional (Great Wine Capitals). É também o destino que mais recebe visitantes atraídos pelo vinho.
Você pode escolher entre três áreas vinícolas: Centro, Maipú e Valle de Uco, cada uma com características especiais, em termos de exclusividade de seus vinhedos e acessibilidade da capital de Mendoza . Em nossa plataforma você pode encontrar passeios de dia inteiro para as diferentes áreas ou aproveitar um jantar de excelência em uma delas. Além disso, para os passageiros que não gostam de se hospedar na cidade ou em hotéis muito centrais, uma boa opção é selecionar hospedagem em uma dessas regiões onde estão as vinícolas e combinar com passeios a cavalo, de bicicleta ou a pé (dependendo da distância e/ ou espírito aventureiro de cada passageiro)

SALTA: Os vinhos do norte da Argentina são caracterizados por sua qualidade e produção artesanal devido às particularidades do clima e da altitude.
Algumas vinícolas, famosas por sua produção Torrontés, podem ser apreciadas em nosso passeio de dia inteiro a Cafayate e aos vinhos do Vale do Calchaquí.
O vinho de alta altitude atingiu o seu pico nos últimos anos e já existem centenas de turistas que escolhem este destino para conhecer o sabor destes vinhos.

CÓRDOBA: Nesta província mediterrânea, distingue-se pela produção artesanal de vinho baseada em cepas não tradicionais, como as uvas de framboesa. A proposta é fazer um passeio de meio dia pela Rota do Vinho do Norte para desfrutar desses sabores com grande história.

BUENOS AIRES: Embora não seja um destino produtor de vinho, é uma boa alternativa para aqueles passageiros que não têm tempo para visitar vinhedos, mas querem provar o vinho argentino. Neste caso, nossa recomendação é fazer o passeio de meio dia Sabores da Argentina, onde você visita a vinícola Tierra Mendoza, e aproveita para fazer degustação de 2 variedades: Malbec vermelho e um Torrontés branco.

Argentina plan promover enoturismo
Enoturismo-argentina

Para planejar uma viagem de enoturismo na Argentina, não hesite em nos contatar em info@nexusturismo.com ou nos envie um WhatsApp para +54 9 11 58229560.

Você também pode combiná-lo com alguns dias no Chile, terra de Cabernet Sauvignon.

 

Produção nacional de vinho
De norte a sul com:

  • 17.000 produtores.
  • 23.931 vinhedos.
  • 900 vinícolas ativas.

São 223.585 hectares cultivados com vinhedos: Malbec, Cereza, Bonarda, Criolla Grande, Cabernet Sauvignon, Syrah, Pedro Giménez, o que representa 3% da superfície mundial e posiciona o país em quinto lugar como produtor de vinho no ranking global.

No período de maio de 2022 a agosto de 2022 o número total de visitas a vinícolas no país foi de 368.278, onde 83.213 visitantes eram de origem local, 216.458 de origem nacional e 68.608 de origem internacional.

ACIMA