Faça sua agência de viagem crescer. ✈️ 

isologo Nexus Turismo Latam

Verão no Rio de Janeiro, a cidade maravilhosa

Apesar de você poder visitar o Rio de Janeiro o ano todo, no verão a cidade fica ainda mais maravilhosa. Como dizemos aqui, esta cidade é abençoada por Deus e bonita por natureza.

No verão, o mar fica ainda mais esverdeado e as suas praias ainda mais douradas. Cada vez que você visitar esta cidade, terá uma experiência diferente pois a cada ano a cidade se reinventa com novos atrativos.

Por: Hian Callegari – Representante Comercial Nexus Brasil

O verão no Rio conta com uma programação bem ampla – principalmente no mês de Janeiro – começando pela tradicional festa de ano novo em Copacabana, que conta com shows de diversos artistas em um palco beira-mar e com os fogos de artifício da virada do ano. Já nas últimas semanas do mês, as ruas da cidade maravilhosa são tomadas pelo agito dos blocos de pré-Carnaval. Além disso, ainda tem os ensaios nas escolas de samba que seguem até o carnaval que acontece entre os meses de fevereiro e março.

Este é um destino versátil e atende todos os tipos de viajantes, desde aqueles que adoram aproveitar uma boa praia, fazer uma programação histórica cultural ou praticar esportes de aventura. À noite, no Rio de Janeiro, você também pode ir a casas noturnas, tomar uma boa caipirinha ou uma cerveja na Lapa e até apreciar a gastronomia de restaurantes com estrelas Michelin.

Río de Janeiro

Chegar ao Rio de Janeiro é muito fácil. A cidade conta com 2 aeroportos, sendo o Rio-Galeão o aeroporto internacional. Se você vem de outras cidades do Brasil, você também pode chegar pela Rodoviária Novo Rio. Apesar do trânsito intenso, você pode se locomover facilmente pelo Metrô ou através de carros de aplicativo ou táxi.

Se você visita o Rio de Janeiro pela primeira vez, sugerimos que você fique hospedado na zona sul que contempla os bairros de Copacabana, Leme, Ipanema e Leblon. Esta é a região mais turística da cidade e repleta de atrativos turísticos, bares e restaurantes. Sugerimos também que você faça um city tour de dia inteiro para conhecer os principais lugares da cidade de maneira mais rápida.

Nesta sua primeira visita, não deixe de visitar:

Cristo-redemptor-Rio-de-Janeiro
  • Cristo Redentor: Principal cartão postal do Rio de Janeiro, lidera a lista de visitas obrigatórias na cidade. Subir o morro do Corcovado e admirar toda a beleza do Rio lá do alto é uma experiência única, que fará você entender por que a cidade é chamada de Cidade Maravilhosa. Duas dicas para você aproveitar o melhor desta experiência: A primeira delas é tentar chegar o mais cedo possível e tentar evitar as grandes filas, já que este é o atrativo mais visitado. Os portões abrem por volta das 8h, idealmente chegue mais cedo para que você possa aproveitar o passeio de maneira mais tranquila. A segunda dica é – veja a previsão do tempo. Se o dia estiver nublado ou com muitas nuvens, você não conseguirá avistar os melhores cenários. Assim, troque a ordem ou vá em outro dia.

 

  • Pão de Açúcar: Tão cobiçado quanto o Cristo Redentor, o Pão de Açúcar é outra parada obrigatória no Rio de Janeiro. Você pode subir por uma trilha que leva em torno de 2 horas ou então nos tradicionais bondinhos, de onde você pode apreciar a beleza do Morro da Urca, e do Pão de Açúcar em suas paradas. Se você gosta de admirar o pôr do sol, faça o passeio depois das 16h, para pegar o sol se pondo lá do alto. É incrível.

 

  • Copacabana: Além de aproveitar o sol e tomar um delicioso banho de mar, você pode aproveitar diversas atrações que estão localizadas aqui, como o Forte de Copacabana, passeio histórico que pode ser encerrado com uma xícara de café na tradicional Confeitaria Colombo e a estátua do Carlos Drummond de Andrade. Na orla da praia, há vários hotéis e restaurantes e na areia você encontra vendedores ambulantes que vendem todos os tipos de produtos que você imaginar.

 

  • Ipanema: Outro clássico entre as praias do Rio de Janeiro, Ipanema é badalada a qualquer hora do dia e é uma das áreas mais nobres da cidade. Ao longo da avenida principal você vai ver lojas, restaurantes, bares, hotéis e outros espaços que podem te acomodar durante os dias de sol. E por falar em sol, aproveite que você está em Ipanema e veja dali um dos melhores pôr do sol do Rio. O ponto mais animado é o Posto 9 e esta praia é a preferida da comunidade LGBTQIA+.

  • Jardim Botânico e Parque Lage: A natureza do Rio reserva centenas de áreas verdes onde a tranquilidade reina absoluta, mesmo em meio ao ritmo frenético que corre pelas ruas desta grande cidade. Um dos parques visitados é o Jardim Botânico, onde você pode caminhar uma tarde inteira, sem se cansar. Repleto de árvores, orquidário, lagos, flores e área de alimentação, o local ideal para aqueles que querem apreciar a natureza sem pressa e tirar ótimas fotos. Ao lado, está localizado o Parque Lage, com seu lindo casarão onde você pode tomar café, tirar boas fotos e ver o Cristo Redentor.
  • Centro Histórico: Andar pelo centro do Rio de Janeiro é quase uma viagem no tempo do Império português e sentir um pouco de como é o dia a dia de quem vive aqui nesta cidade. O centro é muito movimentado e é onde está a maioria dos escritórios do Rio e bem aí você poderá ver os prédios históricos como o Teatro Municipal do Rio de Janeiro, a Biblioteca Nacional e a Academia Brasileira de Letras. Estas construções icônicas dividem a cena com edifícios modernos e ficam muito próximas umas das outras, garantindo uma deliciosa caminhada. Visite também a zona portuária onde está localizado o Museu do Amanhã, o Aquário do Rio de Janeiro e a roda gigante.

 

  • Lapa: É o coração da vida noturna do Rio de Janeiro. Nesta região você encontrará uma infinidade de restaurantes, bares e casas noturnas com uma programação intensa todos os dias da semana. Se você for visitar durante o dia, veja os Arcos da Lapa e a Escadaria Selarón. Se tiver um tempo a mais, visite o bairro de Santa Teresa que é outro clássico da cidade.

Se você já visitou todos estes atrativos e busca algo diferente e as melhores praias do Rio de Janeiro, temos uma dica para você. Além das tradicionais praias da Zona Sul, a zona Oeste da cidade abriga as melhores praias e pouco frequentadas pelos turistas. A Barra da Tijuca é uma nova região e está em frequente expansão. Aqui você vai encontrar uma centena de novos hotéis, além de excelentes shoppings centers e restaurantes renomados. Daqui você tem fácil acesso a inúmeras praias que reservam um cenário de tirar o fôlego.

  • Praia da Barra da Tijuca: muito procurada por praticantes de esportes, principalmente o surfe, considerando as boas ondas e o vento sempre a favor. Mesmo oferecendo boas ondas, você pode encontrar locais onde o mar é mais calmo e curtir a estrutura de Beach Club que é oferecida aí.

  • Praia da Reserva: com aproximadamente 8 quilômetros de extensão e suas águas são clarinhas e areia fofa. Na orla você encontra vários quiosques e barracas. Por conta de sua extensão é um lugar bem tranquilo e reservado para passar o dia. O local recebeu este nome por estar na Reserva de Marapendi, uma área de proteção ambiental. Em 2011, essa praia se tornou uma Unidade de Conservação, fazendo parte do Parque Natural Municipal Barra da Tijuca Nelson Mandela.

  • Praia do Recreio: conta 2 quilômetros de extensão com suas areias brancas, ela começa na Reserva Biológica da Barra da Tijuca e vai até o Pontal de Sernambetiba, chamado de Pontal Tim Maia em homenagem ao cantor. Nos finais de semana a praia fica muito movimentada sendo difícil até conseguir um espaço na areia.

  • Praia de Grumari: É uma das praias mais bonitas e exclusivas do Rio. Localizada em uma região de floresta e fica dentro de um parque estadual. Com 2,5 km de extensão e com a natureza preservada por ali faz com que o espaço seja muito bonito, só pelo visual já valendo o passeio.

  • Praia da Joatinga: é um pequeno paraíso escondido na cidade do Rio de Janeiro. O acesso é feito apenas por carro, sendo que fica no meio da estrada do Joá, que liga São Conrado à Barra da Tijuca. Ao chegar, é necessário passar por um caminho de pedras para, enfim, encontrar a praia – portanto idosos e crianças devem se atentar e redobrar a atenção. A areia é bem branquinha e o mar permite tanto relaxar na areia como pegar boas ondas para surfar.

Se você tiver mais tempo para aproveitar a sua viagem, você pode combinar alguns dias no Rio de Janeiro com outras cidades ao redor como Paraty, Angra dos Reis, Ilha Grande, Petrópolis, Cabo Frio e Búzios. Estas cidades reservam inúmeras experiências que iremos falar em nossos próximos artigos. Enquanto isso, você pode descobrir outros passeios e atrativos que estão disponíveis no NEXUS.

Se você quiser personalizar ainda mais seu roteiro, tornando-o ainda mais exclusivo, você pode contar com nossos especialistas. Escreva para nós em: noelia@nexusturismo.com ou por WhatsApp em +54 9 11 58229560

ACIMA